MENU

Posso votar no PT? (uma questão moral)


Engana-se aquele que pensa que não é da alçada da Igreja opinar em questões políticas. O Catecismo da Igreja Católica é bem claro ao dizer que "faz parte da missão da Igreja emitir juízo moral também sobre as realidades que dizem respeito à ordem política, quando o exijam os direitos fundamentais das pessoas e das almas, empregando todos os recursos - e somente estes - que estão de acordo com o Evangelho e com o bem de todos, conforme a diversidade dos tempos e das situações." (2246).
Assim, não só é lícito, mas como imperativo que a Igreja se manifeste acerca do posicionamento daqueles partidos que trazem em suas diretrizes a obrigação e compromisso de seus candidatos com a aplicação de condutas contrárias à lei moral, aos direitos fundamentais das pessoas e das almas, como bem disse o CIC.
O PT é um deles. Seu estatuto reflete exatamente essa realidade, pois está comprometido com a implantação da cultura de morte - em todas as suas nunces - em nosso país. Por causa disso, o cristão católico não deve votar em candidatos pertencentes a esse partido. O vídeo responde a essa e a outras dúvidas do eleitor brasileiro. Assista e divulgue.
Fonte: Blog Padre Paulo Ricardo

Sacerdote católico que apóia o "matrimônio" gay nos EUA é suspenso




A HAIA, 24 Set. 12 / 02:52 pm (ACI).- O Arcebispo de Los Angeles (Estados Unidos), Dom José Horacio Gómez, suspendeu de seu ministério sacerdotal ao padre Joseph Palacios, por sua constante promoção do "matrimônio" entre pessoas do mesmo sexo.


O diretor de meios da Arquidiocese de Los Angeles, Tod Tamberg, confirmou ao grupo ACI que o presbítero foi suspenso de suas funções sacerdotais no mês de junho.

Uruguai: Deputados aprovam a despenalização do aborto



MONTEVIDÉU, 26 Set. 12 / 06:20 pm (ACI/EWTN Noticias).- A Câmara dos Deputados do Uruguai aprovou ontem à noite, com 50 votos a favor e 49 contra, um projeto de lei que despenaliza o aborto até a 12ª semana de gravidez. A norma espera agora a ratificação do Senado e a promulgação do presidente José Mujica que já expressou seu apoio à medida.
O projeto foi aprovado depois de mais de 13 horas de debate e um dia depois de que na capital, Montevidéu, milhares de pessoas se manifestaram expressando seu apoio à defesa da vida desde a concepção.

Abrir e dirigir o coração a Deus ao rezar na Liturgia da Igreja, exortou o Papa



VATICANO, 26 Set. 12 / 02:32 pm (ACI/EWTN Noticias).- O Papa Bento XVI fez hoje um especial chamado aos católicos a terem uma disposição fundamental: dirigir o coração e abri-lo docilmente a Deus para rezar na liturgia da Igreja.

Em sua habitual catequese da audiência geral celebrada esta manhã junto de milhares de fiéis na Praça de São Pedro, o Papa refletiu sobre a oração na liturgia, um espaço "precioso" que é ademais "um âmbito privilegiado no qual Deus fala a cada um de nós, aqui e agora, e espera nossa resposta".

Cardeal norte-americano responde àqueles que dizem que a Igreja "está fora de moda"

 


O grupo ACI/EWTN Noticias divulgou nesta terça-feira, 18 de setembro de 2012, que o Cardeal Timothy Dolan , Presidente da Conferência Episcopal dos Estados Unidos, e uma recente publicação em seu blog pessoal respondeu  às críticas que daqueles que a Igreja Católica está fora de moda.


Leia abaixo a notícia na íntegra:

O Arcebispo de Nova Iorque e Presidente da Conferência Episcopal dos Estados Unidos, Cardeal Timothy Dolan, respondeu com simplicidade e precisão, baseado na vida cotidiana, àqueles que afirmam que que a Igreja é "anacrônica" ou está "fora  de moda".

Na mais recente publicação de seu blog pessoal no site da Arquidiocese de Nova Iorque, o Cardeal respondeu às críticas que dizem que a Igreja deve "colocar-se ao dia com as novas épocas ou vai perder fiéis!"

Com um claro tom de ironia, o Cardeal comenta que também uns dizem que o Papa Juan XXIII ia iniciar algumas mudanças com o Concílio Vaticano II para "colocar a Igreja em dia", mas que o "indeciso" Paulo VI e "o polonês de mente fechada" João Paulo II, e o "autoritativo Panzerkardinal" Joseph Ratzinger, agora Bento XVI, "arruinaram tudo com seu conservadorismo!"

A seguir o Cardeal explica que o Papa João XXIII reuniu o Concílio para debater a melhor forma de transmitir a fé "sem comprometer ou diluir sua integridade. E, de acordo aos ensinamentos do mesmo Concílio, é o Papa, unido aos Bispos da Igreja, que proporcionam a genuína interpretação do significado do Concílio".

O Cardeal explica logo que o que deve adequar-se aos tempos é a forma que a fé é apresentada e que a missão da Igreja e seus ensinamentos não devem ser alterados, mas devem estar conformes à Revelação de Deus na Bíblia, ao direito natural, aos ensinamentos de Jesus e ao Magistério da Igreja (os ensinamentos do Papa e dos bispos).

Para deixar ainda mais claro que os ensinamentos da Igreja não estão "fora de moda", o Cardeal põe três exemplos concretos.

O primeiro se refere à convivência antes do matrimônio e a vida sexual ativa, que segundo a Igreja pertence apenas ao âmbito do matrimônio. "Tal afirmação, como sabem, é qualificada de tola, imprática e repressiva".

Entretanto, prossegue o prelado, "não foi um jornal católico -a não ser justamente o contrário- o New York Timas (que no dia 15 de Abril de 2012) informou as sombrias estatísticas de como a convivência antes do matrimônio gera altos graus de infelicidade marital e divórcio!"

O segundo caso é o de uma mulher que procura o seu pároco para pedir consolo porque agora não pode ficar grávida porque, segundo o seu médico, durante 15 anos tomou a pílula anticoncepcional, um tema com o qual alguns se burlavam da Igreja. "A mulher mesmo conclui que o respeito da Igreja pela integridade natural do corpo não está para nada 'ultrapassado'".

O terceiro caso é um homem que se aproxima do próprio Cardeal para contar-lhe o seu drama: está velho, sozinho e vai morrer. Deixou a sua esposa e filhos uma década atrás, procurou dinheiro, prestígio, propriedades e uma esposa mais bonita e mais jovem. Anos atrás ele se burlou do sacerdote que lhe advertiu sobre os perigos de "adorar o dinheiro e o prazer".

"E agora -diz o Cardeal Dolan- o homem está morrendo sozinho, recordando as palavras de Jesus: 'De que serve ao homem ganhar o mundo inteiro se ao fazê-lo perde seu alma?' O homem admite que, no final das contas, a Igreja tinha razão".

O Arcebispo assinala que "a Igreja 'não está fora de foco', mas ao contrário se encontra no meio de tudo e bastante mais adiante de nós porque tem os olhos na eternidade. É uma mãe amorosa e sábia, fundada sobre Aquele que é 'o Caminho, a Verdade e a Vida'".

"Ela, a Igreja, não tem que mudar de perspectiva, mas nós temos que mudar de vida. Esqueçam-se de 'adaptar-se aos novos tempos' no que diz respeito à fé e à moral. Em vez disso 'coloquem-se em dia com o eterno!', concluiu"

Fonte: http://www.acidigital.com/noticia.php?id=24158

Pe. Zezinho está internado após sofrer isquemia cerebral.



Está internado desde a noite desta quarta-feira, 19 de setembro, o padre José Fernandes de Oliveira, conhecido Pe. Zezinho, cantor, compositor e professor de comunicação. Ele sofreu um isquemia cerebral e está hospitalizado em São José dos Campos (SP).
A informação é do Boletim da CNBB, 20-09-2012.
Em um comunicado divulgado por Paulinas Editora na tarde desta quinta-feira, o Pe. Zezinho está se recuperando bem, mas seguirá internado, para observação, sem previsão de alta.

Defender a vida e a família não é retrógrado, é profético, diz o Papa a Bispos da França


VATICANO, 21 Set. 12 / 03:35 pm (ACI/EWTN Noticias).- Em seu discurso nesta manhã aos Bispos da França que estão em Roma em sua visita ad limina, oPapa Bento XVI assinalou que defender a vida e a família "não é de nenhuma maneira retrógrado, é profético".

Senado e Câmara Baixa rechaçam "matrimônio" gay na Austrália



Canberra, 21 Set. 12 / 12:00 pm (ACI/EWTN Noticias).- O senado da Austrália rechaçou ontem um projeto de lei que queria legalizar o mal chamado "matrimônio" gay no país, com 41 votos contra e 26 a favor do projeto contrário à família natural.

Papiro sobre "esposa de Jesus" não afeta o Cristianismo, destaca perito norte-americano


O papiro em copto (foto professora Karen L. King)
 
DENVER, 21 Set. 12 / 12:22 pm (ACI/EWTN Noticias).- Dias atrás  meios de 
comunicação no Brasil e no mundo informaram sobre um papiro que faz referência a uma suposta "esposa de Jesus", uma afirmação que segundo um destacado perito em Bíblia não afeta em nada o Cristianismo e a fé Católica, nem prova que Jesus esteve casado.

Arraigar a vida em Cristo para obter a paz, pede o Papa após visita ao Líbano



Vaticano, 19 Set. 12 / 03:22 pm (ACI/EWTN Noticias).- Como é tradicional depois de suas viagens, o Papa Bento XVI recordou a recente visita apostólica ao Líbano no último fim de semana e expressou seu desejo de que os católicos de Oriente Médio arraiguem sua vida em Cristo para assim alcançar a paz em toda a região.

Mulher foi condenada por provocar-se um aborto faltando uma semana para dar à luz


ADRI, 19 t. 12 / 10:43 am (ACI/Europa Press).- O tribunal penal de Leeds (Reino Unido) condenou a oito anos de prisão a uma mulher de 35 anos por usar medicamentos para provocar um aborto às 39 semanas de gestação, quando faltava somente uma semana para dar à luz.
A mulher, Sarah Louise Catt, estava casada, mas mantinha relação com um companheiro de trabalho há sete anos, e o medo de que o bebê fora fruto desta relação extra matrimonial foi o que a levou a adquirir pela Internet um fármaco, comercializado por uma empresa da índia, para induzir o parto.
Entretanto, conforme relatou a própria condenada, quando deu à luz ao bebê na sua própria casa viu que "já estava morto", já que não se movia nem respirava, conforme informa a BBC. Por isso decidiu enterrá-lo, mas não revelou onde foi.
As suspeitas surgiram porque quando estava grávida de 30 semanas fez exames em um hospital do Leeds que confirmaram a gravidez. Os médicos acharam estranho que depois de duas semanas ainda não tivesse voltado para fazer o parto.
A sentença estabelece que a gravidade do delito está entre um homicídio e um assassinato, e destacou como a condenada atuou "de forma fria e calculada em todo momento", e "sem nenhum remorso" sobre o que aconteceu.

Não há orações inúteis e Deus responde a todas, explica o Papa

VATICANO, 12 Set. 12 / 03:23 pm (ACI/EWTN Noticias).- O Papa Bento XVIexplicou que não há orações inúteis e Deus, que é Amor e Misericórdia infinita, sempre responde a todas embora às vezes essa resposta seja misteriosa.
Em sua catequese da audiência geral de hoje realizada na Sala Pablo VI, ante milhares de fiéis presentes, o Santo Padre prosseguiu com sua reflexão sobre a oração no livro do Apocalipse, e ressaltou que as orações são como incenso "cuja fragrância doce se oferece (…) a Deus".
"Precisamos estar seguros de que não existem orações supérfluas, inúteis; nada está perdido.? E elas são respondidas, mesmo que às vezes de forma misteriosa, porque Deus é Amor e Misericórdia infinita".

Bispo de Lorena (SP) denuncia: poder executivo vem sendo o atalho para a promoção do aborto no Brasil

SÃO PAULO, 11 Set. 12 / 03:58 pm (ACI/EWTN Noticias).- Em um recente artigo denunciando “a pressão para que o aborto seja legalizado no Brasil”, Dom Benedito Beni dos Santos, bispo diocesano de Lorena (SP) argumenta que nas últimas manobras para aprovar esta prática anti-vida no país o governo brasileiro vem usando o “atalho” do Poder Executivo, como ocorreu no caso da ADPF 54 no qual o STF despenalizou o aborto de fetos com anencefalia e como está fazendo neste momento através do ministério da saúde, que prepara uma norma técnica que instruiria e forneceria serviços abortivos às mulheres que o solicitem.

Comunidade Shalom no Rio de Janeiro realiza congresso de jovens em preparação para a JMJ


Rio de Janeiro, 31 Ago. 12 / 05:05 pm (ACI).- Visando a preparação dos jovens para Jornada Mundial da Juventude Rio2013, a Comunidade Católica Shalom realizará de 21 a 23 de setembro, no América Football Club, na Tijuca, Rio de Janeiro, o Congresso de Jovens Shalom (CJS). O congresso contará com a presença do fundador da Comunidade Shalom, Moysés Azevedo, e a co-fundadora, Emmir Nogueira.

Aberto a jovens com idades entre 13 e 28 anos o encontro terá como tema “Alegrai-vos sempre no Senhor” (Fil 4, 4a), o mesmo que o Papa Bento XVIsugeriu para as Jornadas Diocesanas da Juventude 2012. Com realização anual, em cada edição, o CJS acontece numa cidade diferente e recebe jovens de todas as regiões do país.

O congresso visa levar o jovem a refletir e experimentar a alegria de se ter a pessoa de Jesus Cristo como referencial primeiro dos projetos e da vida. Tem o objetivo de favorecer a experiência pessoal com Deus e o crescimento humano dos jovens, através dos direcionamentos dados pela Igreja, que tem com frequência convidado os jovens a se tornarem novos apóstolos da juventude, caminhado com Jesus, “O Jovem”, sendo assim, autênticas testemunhas da esperança e da verdadeira alegria.

Durante o CJS haverá celebrações eucarísticas, momentos de adoração ao Santíssimo Sacramento e  workshops. O fundador da Comunidade Shalom, Moysés Azevedo, e a co-fundadora, Emmir Nogueira, já estão confirmados.

As inscrições poderão ser feitas na Livraria Shalom do Rio de Janeiro (Rua Bento Lisboa, 112 - Catete) ou pela internet: inscricoes@gmail.com. 
O custo é de R$ 20,00, até o dia 10 de setembro, e de R$ 25,00, após o essa data.

Bento XVI: A Lei de Deus encontra seu cumprimento no amor


Papa Bento XVI
Vaticano, 02 Set. 12 / 01:08 pm (ACI).- Em suas palavras prévias à oração do Angelus, junto aos fiéis reunidos em Castel Gandolfo, Bento XVI assinalou que a Lei de Deus, que "emerge" na Liturgia da Palavra deste domingo, "encontra seu pleno cumprimento no amor".

Cristo pede a todo católico de hoje uma opção radical: Fica ou vai embora

Bispo de Cancun-Chetumal, Dom Pedro Pablo Elizondzondo


MEXICO D.F., 30 Ago. 12 / 11:08 am (ACI/EWTN Noticias).- O Bispo do Cancún-Chetumal (México), Dom Pedro Pablo Elizondo, assinalou recentemente que Cristo pede a todo católico no mundo de hoje que opte radicalmente por Ele, porque ante o Senhor não há a opção de ser medíocre ou indiferente.

Sacerdotes católicos unem-se a líderes evangélicos na defesa dos valores cristãos e do povo brasileiro

| Categorias: Pró-Vida, Noticas

Padre Paulo Ricardo no Senado Federal


No dia 30 de agosto de 2012, Padre Paulo Ricardo esteve no Senado Federal, juntamente com o Padre Berardo Graz, o Padre Luis Carlos Lodi, o Sr. Paulo Fernando, Prof. Felipe Nery e Profª Janaína, a fim de discutir as propostas de mudança para o novo Código Penal.
Além de participar da sessão pública e falar ao Senador Pedro Taques (PDT-MT), Padre Paulo Ricardo e os demais reuniram-se também com o Senador Gim Argello, líder do PTB e o Senador Renan Calheiros, líder do PMDB, entre outros senadores.
A eles, expuseram a impossibilidade de uma apreciação digna e de uma votação condizente com a vontade da população brasileira das propostas para o novo Código Penal no prazo exíguo de trinta dias, além de outros pontos específicos que causam estranheza e rejeição, como a descriminalização do aborto, a liberação da maconha, o consentimento sexual a partir dos 12 anos de idade (que liberaria a pedofilia), entre outros.
O encontro foi articulado pela chamada Bancada Parlamentar Evangélica e conseguiu ao menos um ponto positivo: a prorrogação do prazo para análise das propostas em mais trinta dias.
 Ao final, o Padre Paulo e o Sr. Paulo Fernando concederam uma entrevista para o Portal Fé em Jesus, que pode ser assistida aqui:



JMJ Rio2013: Bento XVI é o primeiro peregrino inscrito

Rio de Janeiro (RV) - Em um dia de inscrições, 28 de agosto, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) recebeu reservas de cerca de 4.400 jovens. O Papa Bento XVI foi o primeiro peregrino inscrito para o evento, que, em menos de 24 horas, já contabiliza mais de 220 grupos de jovens dos cinco continentes.
As inscrições dos peregrinos podem ser feitas em um dos sete idiomas (português, alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e polonês) disponíveis no site oficial da JMJ Rio2013 (www.rio2013.com), sendo realizadas pelo responsável pelo grupo, que pode ter até 50 pessoas.
Brasileiros e cariocas também devem inscrever-se pelo site oficial. O link http://www.rio2013.com/pt/tire-suas-duvidas/inscricao foi especialmente construído para facilitar todo o processo, contendo tanto um vídeo tutorial quanto um FAQ (conjunto de Perguntas e Respostas mais Frequentes).
A expectativa é que 60 mil voluntários atuem na Jornada, em todos os aspectos logísticos. “Os voluntários são a alma da Jornada e, pelo voluntariado, estes jovens altamente engajados em torno de um objetivo comum exercem de fato a juventude, com descontração e ao mesmo tempo concentrados no alvo de fazer da JMJ um sucesso”, revela Padre Ramon Nascimento, Diretor do Setor de Voluntariado. Até o momento, já estão inscritos na JMJ quase 50 mil voluntários.
Os Atos Centrais devem ocorrer na Praia de Copacabana e na Base Aérea de Santa Cruz de 23 a 28 de julho de 2013. Paralelamente, serão realizadas programações e atividades culturais ao longo de todos os dias da JMJ Rio2013.
A Igreja espera atrair para o Brasil um total de 2 milhões de jovens do mundo todo.
(CM)

2012-08-30 Rádio Vaticana

Intenção geral do Papa: os políticos devem agir com honradez, integridade e amor pela vida


Cidade do Vaticano (RV) - A intenção geral do Papa para este mês de setembro é: “Para que os políticos atuem sempre com honradez, integridade e amor pela vida e a verdade”.
O trinômio “honradez, integridade e verdade” representa uma espécie de arco-íris: cada elemento tem sua especificidade. A honradez ou honestidade é a capacidade de ter um coração transparente. A integridade é a coerência do início ao fim, em todos os dias da semana. A verdade é o valor que está presente na integridade e na honestidade; é a capacidade de voar bem alto. Eis porque este trinômio se completa entre si.
O cristão deve dar sua contribuição específica à política e, de modo geral, à vida social. A sua contribuição mais importante é a coerência de vida, acompanhada do desejo de ter sempre ideais nobres e visar o bem comum. Claro, isto requer sacrifício, qualidade, honradez e, sobretudo, empenho pessoal na vida de cada dia.
Os cristãos, segundo o Papa, não devem ter medo, nem fugir da realidade e tampouco fechar seus corações. Mas, devem ser capazes de inserir-se na história e na vida política. A precariedade, em tempos de crise, torna-nos particularmente frágeis, agitados e um sentido de rebelião, especialmente entre os jovens em alguns países. Os problemas dos jovens purificam e, ao mesmo tempo, fecundam a política. Eis porque a política deve responder ao drama da realidade juvenil. (MT)


2012-08-31 Rádio Vaticana