MENU

Quem pratica a misericórdia não teme a morte!, clama o Papa



VATICANO, 27 Nov. 13 / 03:18 pm (ACI/EWTN Noticias).- "Quem pratica a misericórdia não teme a morte!", foi o clamor do Papa Francisco nesta manhã em sua catequese da audiência geral, no meio do intenso frio da Praça de São Pedro onde milhares de fiéis escutaram com atenção a reflexão do Santo Padre sobre a vida eterna e a esperança que dá a ressurreição de Cristo.
O Santo Padre afirmou que "a solidariedade no partilhar a dor e infundir esperança é premissa e condição para receber por herança aquele Reino preparado para nós. Quem pratica a misericórdia não teme a morte. Pensem bem nisto: quem pratica a misericórdia não teme a morte! Vocês estão de acordo? Digamos juntos para não esquecê-lo? Quem pratica a misericórdia não teme a morte. E por que não teme a morte? Porque a olha em face das feridas dos irmãos e a supera com o amor de Jesus Cristo".

Autoridade vaticana denuncia que homens adultos de hoje faltam com seu compromisso de pais de família


ROMA, 26 Nov. 13 / 01:35 pm (ACI/EWTN Noticias).- Dom Vincenzo Paglia, Presidente do Pontifício Conselho para a Família, advertiu que os homens adultos de hoje estão faltando com o seu compromisso de pais.
Nos dias 15 e 16 de novembro, seu dicastério celebrou no Vaticano um evento sobre a crise da Aliança entre Gerações, dedicado ao tema 'recebi, transmiti'.
Durante as reuniões, Dom Paglia explicou aos participantes que é necessário empreender novos caminhos para educar as famílias, em especial a figura do "pai" para não falhar no seu papel como progenitor.

Evangelii Gaudium: O Papa reafirma rechaço ao aborto e pede compaixão para as mulheres que abortaram



Vaticano, 26 Nov. 13 / 05:41 pm (ACI).- O Papa Francisco reafirmou em sua exortação apostólica Evangelii Gaudium a postura da Igreja a favor dos não-nascidos e de rechaço absoluto ao aborto e pediu aos fiéis que façam mais para acompanhar as mulheres que recorreram a esta prática devido a difíceis situações como um estupro ou a pobreza extrema. 

O Papa: Sacerdócio reservado aos homens "não se põe em discussão"



VATICANO, 26 Nov. 13 / 02:06 pm (ACI).- Em sua primeira exortação apostólica intitulada "Evangelii Gaudium" (O Gozo do Evangelho), o Papa Francisco ressalta que "o sacerdócio reservado aos homens, como sinal de Cristo Esposo que Se entrega na Eucaristia, é uma questão que não se põe em discussão".
No numeral 104 do capítulo 2, o Santo Padre afirma que "as reivindicações dos legítimos direitos das mulheres, a partir da firme convicção de que homens e mulheres têm a mesma dignidade, colocam à Igreja questões profundas que a desafiam e não se podem iludir superficialmente".

Entenda a Solenidade de Cristo Rei do Universo


Solenidade de Cristo Rei do Universo

A Igreja chega, enfim, ao término de mais um ano litúrgico. Neste domingo, Solenidade de Cristo Rei do Universo, os fiéis são chamados a reconhecer o reinado de Deus sobre todos os povos e nações. A data também coincide com o encerramento do Ano da fé convocado por Bento XVI, a fim de recordar os 50 anos do Concílio Vaticano II e os 20 anos do Catecismo da Igreja Católica.
A Solenidade de Cristo Rei do Universo é relativamente recente. Foi Pio XI, na primeira encíclica de seu pontificado, quem a estabeleceu, em 1925. Na Quas Primas, o Santo Padre almejava recordar o senhorio de Jesus sobre todos os reinados, governos e instituições. Via isso como tarefa urgente, dada a crescente rejeição dos ensinamentos da Igreja por parte dos homens, retirando Jesus Cristo e sua lei sacrossanta tanto da vida particular quanto da vida pública."Baldado era esperar paz duradoura entre os povos - ditava o Papa -, enquanto os indivíduos e as nações se recusassem a reconhecer e proclamar a Soberania de Nosso Senhor Jesus Cristo"01.

Francisco aos filipinos: Rezem a "oração do por quê" para que o Pai do céu olhe por vocês



VATICANO, 22 Nov. 13 / 04:02 pm (ACI/EWTN Noticias).- O Papa Francisco reuniu-se na tarde de ontem na Basílica de São Pedro com a comunidade filipina de Roma e os alentou a não deixarem a "oração do por quê" para atrair os olhos de Deus, o olhar do "Pai do céu" diante da dor e do sofrimento que provocou o tufão que atingiu faz uns dias ao país asiático e que provocou a morte de milhares de pessoas.
O Santo Padre dirigiu umas sentidas palavras aos presentes e agradeceu ao Arcebispo de Manila, Cardeal Luis Antonio Tagle, pelo seu olhar de esperança. "Nestes dias, também eu estive muito próximo do vosso povo e senti que a provação era forte, muito forte! Mas também senti que o povo era forte! Aquilo que disse o Cardeal é verdade: a fé surge das ruínas. A solidariedade de todos no momento da provação".

Bispo fará oração de exorcismo diante da aprovação do "matrimônio" gay nos EUA


SPRINGFIELD, 19 Nov. 13 / 03:27 pm (ACI/EWTN Noticias).- Sacerdotes, religiosos e leigos participarão nesta quarta-feira 20 de novembro na oraçãode súplica e exorcismo presidida pelo Bispo de Springfield, Illinois (Estados Unidos), Dom Thomas Paprocki, como ato de reparação pela aprovação do "matrimônio" gay que o Governador desse estado, Patt Quinn, assinará nesse mesmo dia.
A Catedral da Imaculada Conceição em Illinois será cenário destas oraçõesque, conforme indica os Apêndices da Edição Latina de 2004 do Ritual de Exorcismos, podem ser utilizadas se um Bispo diocesano o "considera conveniente" em "circunstâncias especiais da Igreja"

Quem não respeita os avós não tem memória nem futuro, diz Papa



Um povo que não respeita os avós está sem memória e também sem futuro. Este foi o ensinamento do Papa Francisco em Missa celebrada, nesta terça-feira, 19, na Casa Santa Marta, quando destacou a importância de respeitar os idosos e cuidar deles.
As reflexões vieram a partir do exemplo de Eleazar, figura bíblica do Livro dos Macabeus (Primeira Leitura do dia). Já idoso, Eleazar preferiu o martírio em vez de salvar sua vida com hipocrisia, deixando um grande exemplo não só para os jovens, como para toda a nação. O Santo Padre destacou a coerência de fé deste homem, o legado verdadeiro que ele deixou.

Toda superstição é um pacto com o demônio

Pe. Duarte Lara
Foto: Wesley Almeida/Cancaonova.com
Deus muda o nosso coração com a oração. Ontem falei um pouco sobre a virtude da religião, que é como a justiça aplicada a Deus. Jesus nos disse: “Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus” (Mt 22). “E o que é de Deus, padre?” É dar a Ele o que Lhe é devido: a honra, a glória, a adoração. Isso também é uma virtude, uma disposição interior, de dar a Deus o que pertence a Ele.

Como toda virtude, ela [a virtude da religião] cresce com o exercício. Uma pessoa que quer andar de bicicleta, por exemplo, tem que treinar. Da mesma forma, quem quer tocar violão, deve tocar um dia, dois dias, três dias; ninguém nasce aprendendo a tocar violão. Quem me ensinou a rezar? Minha mãe. A religião é uma virtude que se aprende; e a Igreja é esta grande família que nos ensina a rezar, é só olhar a vida dos santos.

De duas grandes formas se pode pecar contra essa virtude: sendo omisso, ou seja, não dando a Deus o que Lhe é devido, ou fazendo aquilo que é contrário a Ele. Deste último temos o pecado da irreligião e o de superstição.

O pecado de irreligião é não ter respeito ou aversão ao que é sagrado. Por exemplo: jogar futebol é uma coisa boa? Sim. E jogar futebol dentro da igreja? Claro que não, isso seria um sacrilégio. Jesus, por exemplo, ficou irado e expulsou os vendilhões do templo quando viu que faziam comércio na casa de Deus, no templo de Jerusalém.

Mas, hoje, gostaria de falar de um pecado que está crescendo muito no mundo, o da superstição. Por este pecado o demônio adquire um domínio maior sobre nós do que por intermédio de outros pecados. A superstição é divinizar o que, na realidade, não é divino. E existem três grandes formas de superstição: a idolatria, a adivinhação e a magia. 

Na luta contra a impureza, vence quem foge

Em matéria de castidade, não existem fortes nem fracos. Diante de uma tentação impura, vence quem recorre imediatamente a Deus, sem negociatas.

Se há um mandamento que as pessoas reclamam ser difícil de cumprir, este é, sem dúvida, o sexto mandamento. O escritor C. S. Lewis reconhecia que "a castidade é a menos popular das virtudes cristãs". Enquanto os de fora – e, não raro, os de dentro – inflam-se para falar da pobreza evangélica, das virtudes da paciência e da humildade, ergue-se, muitas vezes, em torno da moral sexual cristã, uma barreira de silêncio ou mesmo de desobediência. "Porém, escreve Lewis, não existe escapatória. A regra cristã é clara: 'Ou o casamento, com fidelidade completa ao cônjuge, ou a abstinência total'."01
Para aqueles que não descobriram a centralidade do amor de Deus na religião cristã, fica realmente muito difícil entender o porquê de "não pecar contra a castidade" ou a ratio de todas as demais normas morais católicas. O Papa Bento XVI, certa vez, alertou para o perigo de deixarmos o Cristianismo transparecer mais como um "código de conduta" que como um encontro real e profundo com Jesus Cristo:

O Papa Francisco escreve a sua primeira exortação apostólica Evangelii Gaudium



Vaticano, 18 Nov. 13 / 03:00 pm (ACI/EWTN Noticias).- O diretor do Escritório de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, anunciou nesta manhã que no próximo dia 24 de novembro, dia de encerramento do Ano da Fé, o Papa Francisco entregará ao povo de Deus a sua primeira Exortação Apostólica intitulada: Evangelii Gaudium (O Gozo do Evangelho, tradução livre).
O documento será apresentado à imprensa, no dia 26 na Sala João Paulo II do Vaticano, em uma conferência na qual participarão o Presidente do Conselho Pontifício para a promoção da Nova Evangelização, o Arcebispo Rino Fisichella; o Secretário Geral do Sínodo dos Bispos, Dom Lorenzo Baldisseri; e o Presidente do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, Dom Claudio Maria Celli.

O Papa: Batismo é o início de um caminho de conversão que dura toda a vida


VATICANO, 13 Nov. 13 / 03:16 pm (ACI/EWTN Noticias).- Na catequese da audiência geral das quartas-feiras, o Papa Francisco continuou a sua reflexão sobre os artigos do Credo, falando desta vez sobre a única referência explícita que se faz a um Sacramento na profissão de fé: "Professo um só batismo para o perdão dos pecados". Com efeito, o batismo é a "porta" da fé e da vida cristã e a missão da Igreja, seguindo o mandato do Ressuscitado é "evangelizar e perdoar os pecados através do sacramento batismal".
Para explicar melhor essa expressão, o Pontífice, dividiu-a em três pontos: "Professo"; "um só batismo"; "para o perdão dos pecados".

Crianças da Rússia só poderão ser adotadas por casais de pai e mãe


ppfamilia061113
O site ACI/EWTN Noticias noticiou nesta sexta-feira (08/11/13) que os casais espanhóis que querem adotar uma criança na Rússia tiveram os seus trâmites paralisados por causa das exigências do novo Código de Família Russo, que quer garantir que as crianças sejam dadas apenas a famílias compostas por um pai e uma mãe. Rússia é um dos principais países de origem das adoções internacionais na Espanha.
Segundo a notícia, na Espanha, há mais adoções de crianças estrangeiras que de nacionais. As adoções de crianças espanholas foram 775 em 2011. Mas as adoções internacionais, que alcançaram um máximo de 5.541 em 2004, caíram para 1169 em 2012. E não foi por falta de solicitações, mas por escassez de crianças que possam ser adotadas.

O Papa: Com mau humor, frieza e egoísmo a Igreja não cresce; cresce somente com o amor



VATICANO, 06 Nov. 13 / 02:15 pm (ACI/EWTN Noticias).- O Papa Francisco refletiu nesta manhã na catequese da audiência geral sobre a comunhão das coisas espirituais, centrando-se nos sacramentos, nos carismas e na caridade; e explicou que a Igreja cresce somente com o amor, o amor que vem do Espírito Santo e que deve vencer o mau humor, a frieza e o egoísmo nas pessoas.
Ante 50 mil pessoas reunidas na Praça de São Pedro, o Santo Padre disse que "e muitas vezes somos tão secos, indiferentes, distantes e em vez de transmitir fraternidade, transmitimos mal humor, frieza, egoísmo".

Vaticano adverte que Medjugorje não pode ser assumida como verdadeira aparição

Foto: A carta enviada às diocese dos Estados Unidos

A HAIA, 06 Nov. 13 / 08:15 pm (ACI/EWTN Noticias).- O Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, Dom Gerhard Müller, advertiu que as supostas aparições da Virgem Maria aos videntes de Medjugorje não podem ser assumidas como verdadeiras.
Ante a proximidade de uma série de eventos nos Estados Unidos com a participação Ivan Dragicevic, suposto vidente do Medjugorje, Dom Müller recalcou aos Bispos deste país que a posição da Igreja é que "não é possível estabelecer que houve aparições ou revelações sobrenaturais".

Abraço do Papa Francisco a um enfermo comove as redes sociais




A HAIA, 06 Nov. 13 / 08:07 pm (ACI/EWTN Noticias).- Ao terminar a audiência geral desta quarta-feira na Praça de São Pedro, o Papa Francisco comoveu novamente o mundo ao abraçar efusivamente um homem que padece neurofibromatose, uma enfermidade neuronal que causa tumores na pele e nos ossos, causando fortes dores.
As pessoas que padecem esta enfermidade, de origem genética e que não é contagiosa, são discriminadas com frequência pela aparência que adquirem.
Ao saudar, como faz habitualmente, os peregrinos que chegaram para participar da Audiência Geral, em um intenso gesto de amor pelos enfermos, o Papa se deteve durante vários minutos para acolher em seus braços o homem doente. Instantes depois deu ao homem sua bênção.
A neurofibromatose, é uma doença grave e de difícil tratamento que pode ocasionar paralisia, problemas de visão, surdez, retardo mental, enxaquecas e até mesmo câncer.


Papa Francisco faz doação para obra social da Bahia



O Papa Francisco enviou uma ajuda financeira ao Centro Nova Semente. A intituição, localizada ao lado do Complexo Penitenciário Estadual, em Mata Escura (BA), cuida de crianças e adolescentes cujos pais estão presos. 

A doação foi entregue, nesta segunda-feira, 4, ao Arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, scj, pelas mãos do presidente do Pontifício Conselho para a Família, Dom Vincenzo Paglia. O representante vaticano está em visita ao Brasil até sexta-feira e participa de vários eventos sobre a família. 

Jornada Mundial da Juventude de 2016 na Cracóvia já tem site



A arquidiocese de Cracóvia criou, em tempo recorde, um site oficial para a próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizada em 2016, na Polônia. O Papa Francisco anunciou no último domingo, dia 28, durante a missa de encerramento da JMJ, em Copacabana, que a próxima edição do encontro mundial de jovens católicos será em Cracóvia. 

O site é www.krakow2016.com

O Cardeal-arcebispo de Cracóvia, Stanislaw Dziwisz, comemorou o anúncio: "Recebi com grande alegria a notícia de que a próxima Jornada Mundial da Juventude ocorrerá na Polônia, em 2016", disse Dom Dziwisz, ex-secretário particular do Papa João Paulo II.

Fonte: Rádio Vaticano

Bento XVI alenta nova geração de católicos sem complexos de inferioridade na política



Vaticano, 14 Out. 10 / 11:52 am (ACI).- Em sua mensagem pela 46° Semana Social dos católicos italianos, o Papa Bento XVI explicou que para trabalhar pelo bem comum de um país e de toda a grande família humana é necessário que "surja uma nova geração de católicos, pessoas interiormente renovadas que se esforcem na atividade política sem complexos de inferioridade".

Assim o indicou na carta enviada ao Presidente da Conferência Episcopal Italiana e Arcebispo de Gênova, o Cardeal Angelo Bagnasco, por ocasião do mencionado evento que se inaugura hoje em Reggio Calabria com o tema "Uma agenda de esperança para o futuro do país".

Prefeito francês que rejeita "matrimônio" gay: Não temo ir para a cadeia



PARIS, 05 Nov. 13 / 01:25 pm (ACI/EWTN Noticias).- O prefeito de Thorigné-dAnjou (França), Michel Villedey assegurou recentemente que não tem medo de ir para a prisão por recusar realizar o "casamento" de homossexuais, já que o Conselho Constitucional da França não permitiu conceder a objeção de consciência às autoridades municipais.
Em 18 de outubro, o Conselho Constitucional advertiu aos prefeitos que estão obrigados a presidir os mal chamados "matrimônio" homossexuais, instituídos pelo governo de Francois Hollande.