MENU

Papa Francisco: Jesus começou a evangelização nas periferias para que ninguém fosse excluído




Vaticano, 26 Jan. 14 / 12:28 pm (ACI/EWTN Noticias).- Em suas palavras prévias à oração do Ângelus dominical, o Papa Francisco assinalou aos fiéis reunidos na Praça de São Pedro que Cristo começou seu trabalho evangelizador na Galileia, a terra dos gentis e zona de fronteira “desprezada pelos judeus mais observadores”, “para nos ensinar que ninguém está excluído da salvação”.

O Santo Padre refletiu sobre o Evangelho do domingo que narra “os inícios davida pública do Jesus nas cidades e aldeias da Galileia”. A missão de Cristo, recordou, “ão parte de Jerusalém, isso é, do centro religioso, centro também social e político, mas parte de uma zona periférica, uma zona desprezada pelos judeus mais observadores, por motivo da presença naquela região de diversas populações estrangeiras; por isto o profeta Isaías a indica como “Galileia dos gentios” (Is 8, 23)”.

Papa pede que espaços abertos às mulheres não as faça esquecer seu papel insubstituível nas famílias



Vaticano, 26 Jan. 14 / 01:39 pm (ACI/EWTN Noticias).- O Papa Francisco recebeu neste sábado, 25, as participantes do 29° Congresso Nacional promovido pelo Centro Italiano Feminino (CIF), onde destacou a presença e a contribuição da mulher nos novos espaços abertos a ela na sociedade, mas pediu que isto não as faça esquecer seu papel insubstituível na família.

Em seu discurso, o Santo Padre agradeceu ao CIF por seu trabalho realizado durante seus 70 anos de existência e recordou o magistério da Igreja sobre a mulher, plasmado em documentos como a Carta apostólica Mulieris dignitatem de 1988, a Mensagem para a Jornada Mundial da Paz de 1995 sobre o tema "A mulher: educadora de paz" e em sua exortação apostólica Evangelii gaudium, em que destacou "a indispensável contribuição da mulher na sociedade, em particular com sua sensibilidade e intuição para o outro, o fraco, o indefeso".

Índia: Mulher condenada a estupro coletivo por apaixonar-se por jovem de outra religião



ROMA, 24 Jan. 14 / 04:15 pm (ACI/EWTN Noticias).- Uma jovem de 20 anos foi condenada a ser estuprada por doze homens em uma aldeia do estado de Bengala Ocidental, pena determinada pelo chefe ancião depois de descobrir que a mulher se apaixonou por um jovem de outra religião.


O líder da aldeia multou a jovem e seu amigo muçulmano a pagar 25 mil rupias (402 dólares, aproximadamente). Como não puderam pagar, o líder religioso ordenou que doze homens a estuprassem.

Quem vai pedir explicações à ONU?


As organizações que atacam a Igreja por causa do crime da pedofilia são as organizações que defendem a chamada (des)educação sexual
Os jornais publicam pomposamente: "ONU cobra explicações do Vaticano sobre casos de pedofilia". A acusação é a mesma de sempre. Segundo a investigadora que integra o Comitê de Direitos da Criança da Organização das Nações Unidas (ONU), a Santa Sé estaria dificultando os trabalhos de investigação, pondo o interesse do clero acima do das vítimas. A declaração foi feita durante a sabatina com um representante da Igreja, monsenhor Silvano Tomasi, na quinta-feira passada (16), em Genebra, na Suíça. Do lado de fora, em frente ao quartel-general do Alto Comissariado de Direitos Humanos da ONU, onde acontecia o encontro, um senhor empunhava um cartaz em tom de protesto: "Vaticano protege pedófilos".

Papa Francisco: A divisão entre nós cristãos é um escândalo!




VATICANO, 22 Jan. 14 / 03:45 pm (ACI/EWTN Noticias).- Diante dos milhares de fiéis e peregrinos nesta manhã na Praça de São Pedro, o Papa Francisco dedicou sua catequese a refletir sobre a Semana de oração pela unidade dos cristãos: “um tempo dedicado à oração para seguir a vontade de Cristo”.

O Pontífice recordou que “sábado passado iniciou-se a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que se concluirá no próximo sábado, festa da conversão de São Paulo apóstolo. Esta iniciativa espiritual, mais do que nunca preciosa, envolve as comunidades cristãs há mais de cem anos. Trata-se de um tempo dedicado à oração pela unidade de todos os batizados, segundo a vontade de Cristo”.

O Papa Francisco tem a palavra final sobre Medjugorje, recorda perito vaticano



VATICANO, 22 Jan. 14 / 11:30 am (ACI/EWTN Noticias).- Devido às especulações de certa imprensa sobre o relatório final da Comissão Internacional de investigação sobre Medjugorje, o Prefeito Emérito da Congregação para a Causa dos Santos, o Cardeal português José Saraiva Martins, recordou que o Papa Francisco tem a última palavra sobre este caso.


Na sexta-feira, 17 de janeiro, realizou-se a última reunião da comissão, estabelecida pela Congregação para a Doutrina da Fé em março de 2010, sob a presidência do Cardeal Camillo Ruini. Segundo a agência AICA, o documento nascido desta reunião estaria sendo submetido às “instâncias competentes” da mesma Congregação no Vaticano.

Choro não é desculpa para não levar os filhos pequenos à Missa, explica sacerdote



DAHO, 20 Jan. 14 / 09:11 am (ACI/EWTN Noticias).- “Uma criança pequena chorando na Missa é um sinal de que a igreja continua viva e continua com a sua missão de evangelizar às nações”, assinalou o sacerdote em Idaho Falls (Estados Unidos), Pe. José Ramírez, que explicou que o choro não é desculpa para não levar as crianças à Missa, e que os pais devem aprender a discipliná-los com paciência e respeitando a solenidade da celebração.


“Se não houver crianças na Missa de hoje, então onde estará a igreja de amanhã?  As crianças podem ir integrando-se à comunidade de fé,  e a princípio vai ser difícil”, expressou o Pe. Ramírez em seu artigo intitulado “As crianças na Missa” para o site da Diocese de Idaho.

Confessionário ambulante percorre as ruas da Polônia auxiliando almas



ROMA, 20 Jan. 14 / 10:48 am (ACI/EWTN Noticias).- Para animar a que mais fiéis se aproximem do sacramento da Reconciliação, desde o início desta semana circula na Polônia o primeiro “confessionário ambulante”, uma iniciativa que responde ao chamado que o Papa Francisco faz aos presbíteros de sair em busca dos fiéis que não estão nas paróquias.

Esta forma particular de chegar aos fiéis, conta com o Nihil Obstat (aprovação diocesana em temas doutrinais e de moral), outorgada pelo Bispo de Koszalin, Dom Edward Dajczak.

O “confessionário ambulante” poderá ser utilizado por várias dioceses com prévia petição, desta maneira se busca ajudar os sacerdotes na tarefa da evangelização de todos aqueles afastados da Igreja.

O transporte incomum é vermelho e tem uma sirene parecida com a das ambulâncias e sai para socorrer as almas.

O Padre Rafal Jarosiewicz encarregado da iniciativa junto à Fundação Sms z Nieba (mensagem SMS do céu, ndr), disse que “Acredito que as palavras do Papa têm uma força imensa e ele nos convida justamente a evangelizar pelas ruas”.

Sacerdote celebra Missa com colete à prova de balas devido a ameaças do crime organizado no México



MEXICO D.F., 20 Jan. 14 / 10:59 am (ACI/EWTN Noticias).- Diante da terrível situação de violência que se vive em Apatzigán, estado de Michoacán (México) e devido às diversas ameaças do crime organizado contra o clero, o Pe. Gregorio López (46), viu-se obrigado a presidir a Missa vestindo um colete à prova de balas.

Papa Francisco: Pelo Batismo o Povo cristão é como um rio que irriga a terra e difunde a bênção de Deus



VATICANO, 15 Jan. 14 / 03:39 pm (ACI/EWTN Noticias).- Seguindo sua catequese sobre os Sacramentos que iniciou na semana passada, o Papa Francisco retomou hoje o tema do Batismo e explicou que este constitui a entrada ao Povo de Deus, que torna discípulo e missionário quem o recebe e outorga a missão de levar a fé pelo mundo “como um rio que irriga a terra”.


Em sua reflexão, para a qual usou diversas passagens do Documento de Aparecida  –fruto da V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e o Caribe em 2007– do qual o então Cardeal Bergoglio foi o Presidente do Comitê de Redação, o Santo Padre explicou que “assim como de geração em geração se transmite a vida, do mesmo modo também de geração em geração, através do renascimento da fonte batismal, transmite-se a graça, e com esta graça o Povo cristão caminha no tempo, como um rio que irriga a terra e difunde no mundo a bênção de Deus”.

Marcha pela vida em Paris pedirá pelo fim do aborto na Espanha



MADRI, 15 Jan. 14 / 04:35 pm (ACI/Europa Press).- Distintas organizações pro-vidas espanholas promoveram uma 'Marcha pela Vida' neste domingo 19 em Paris, Fraqnça, para refletir de forma "inequívoca", o "massivo apoio da cidadania” aos projetos que apoiam as mulheres grávidas e buscam prevenir mais abortos no país ibérico, uma das nações onde o aborto é mais praticado de forma legítima e legalizada no mundo.

Segundo a informação divulgada pela plataforma HazteOir, um grupo de cidadãos que defendem a vida e a família na Espanha, a marcha, que partirá às 14:30 horas da praça Denfert-Rochereau de Paris, celebrará o anteprojeto de Lei Orgânica de amparo da vida do concebido e dos direitos da mulher grávida como "um projeto de vanguarda no caminho do respeito legal à vida humana".

Casa Branca: Obama se reuniria com o Papa Francisco em um “futuro próximo”


ROMA, 15 Jan. 14 / 06:53 pm (ACI/EWTN Noticias).- A Casa Branca informou hoje que o Presidente Barack Obama poderia reunir-se com o Papa Francisco “em algum momento do futuro próximo”, embora não tenha precisado data nem lugar para o encontro.


“O presidente (Obama) espera encontrar-se com o Papa Francisco em algum momento do futuro próximo mas não temos nenhum anúncio hoje sobre alguma viagem específica (do mandatário)”, disse um porta-voz do governo à revista Time.


Vaticano esclarece declarações atribuídas falsamente ao Papa Francisco que circulam na interne



VATICANO, 15 Jan. 14 / 02:31 pm (ACI/EWTN Noticias).- O Vaticano, através de sua conta do Facebook em língua espanhola News.va (https://www.facebook.com/news.va.es)  trouxe uma nota de esclarecimento de uma série de falsas declarações atribuídas ao Papa Francisco e que estão circulando na Internet nestes dias.


O texto (originalmente em espanhol) diz:

“Queridos amigos, muitos de nossos leitores nos assinalam uma ‘notícia’ que circula na internet e nos perguntam se é verdadeira. Esta ‘notícia’, publicada em vários idiomas, diz que o Papa Francisco afirmou que a Bíblia está antiquada em muitas passagens como a ‘fábula de Adão e Eva’ ou o inferno, que todas as religiões são iguais, que Deus está mudando e evoluindo e a verdade religiosa também, e outras coisas semelhantes. Tudo isto o Papa teria afirmado no ‘Terceiro concílio vaticano II’.