MENU

O novo começa quando deixamos o velho para trás

2012 começou novo termina velho e ficando para trás, Graça a Deus que vamos passar  do velho 2012 para o novo em 2013, que o Senhor nos encha de humildade, paciência, bondade, perdão, caridade, verdade, justiça, generosidade, fidelidade, perseverança, coragem, disposição, compromisso, renuncia e sacrifício, para tirar todo vazio que ficou em 2012, mas sem deixar de agradecer a Deus por tantos momentos de vitorias, conquistas  e realizações. Que possamos caminhar do velho para novo colocando  nossa liberdade e vontade naquele que nos resgatou da escuridão para luz, da morte para vida, que 2013 toda nossa humanidade seja impreguinada pela divindade de nosso Senhor Jesus Cristo. Feliz 2013 esse são os votos do ação católica. 


Bento XVI: Onde não Deus não é glorificado não há paz




VATICANO, 25 Dez. 12 / 11:51 am (ACI/EWTN Noticias).- Ao presidir a Missa de Véspera de natal celebrada na Basílica de São Pedro no dia 24 à noite, o Papa Bento XVI sublinhou que “com a glória de Deus nas alturas, está relacionada a paz na terra entre os homens. Onde não se dá glória a Deus, onde Ele é esquecido ou até mesmo negado, também não há paz”.


O Santo Padre lamentou em sua homilia a existência de correntes de pensamento populares que “afirmam o contrário: as religiões, mormente o monoteísmo, seriam a causa da violência e das guerras no mundo”.

Bento XVI: Neste Natal imitemos a Virgem Maria




VATICANO, 23 Dez. 12 / 01:01 pm (ACI/EWTN Noticias).- 
Bento XVI concede indultona Paolo Gabriele e seu cúmplice no caso Vatileaks


VATICANO, 22 Dic. 12 / 08:45 am (ACI/Europa Press).- O Papa Bento XVIindultou a seu ex-mordomo Paolo Gabriele, condenado a 18 meses de reclusão em outubro deste ano por filtrar documentos da Santa Sé, revelou o Vaticano neste sábado 22 de dezembro.

Deputado gay no Brasil ofende o Papa após o seu primeiro tweet, católicos reagem




BRASILIA, 19 Dez. 12 / 05:03 pm (ACI).- Após o primeiro tweet do Papa Bento XVI no dia 12 de dezembro, o deputado homossexual brasileiro Jean Wyllys publicou em sua conta de twitter várias ofensas ao Santo Padre, referindo-se a ele como “potencial genocida” e “hipócrita”. Diante das acusações de Wyllys, católicos no Brasil reagiram e pediram uma retratação do parlamentar por ter ofendido o líder da religião da maioria da população brasileira e um chefe de estado. 

Esta não foi a primeira vez que o deputado e ativista das causas LGBT no Brasil insulta o Papa e levanta acusações à Igreja. Entretanto, os insultos do deputado não ficaram sem respostas por parte dos cristãos brasileiros.

O blogueiro católico Vanderlúcio Souza escreveu ao deputado que com suas posturas ele “ofendia um Chefe de Estado”.  

“Católicos pedem tolerância e que o deputado pare de semear o ódio”, escreveu Vanderlúcio.

Em resposta, o deputado gay escreve: “No dia em que o papa deixar de "semear ódio" e intolerância nesses casos, eu deixarei de reagir; do contrário, não me calo”, e também publicou:
“E vá ver o sentido de hipócrita para usá-lo corretamente: se há hipócrita, esse é o @pontifex”.

Em outros tweets o deputado afirma ainda sobre o Papa Bento:
“Um líder religioso que foi membro da juventude nazista e ofende os homossexuais e sua luta? Não merece respeito!”.
“Genocida em pontencial* --> “Papa considera o casamento igualitário "uma ferida grave infligida à justiça e à paz".
(*NdE: erro de português cometido pelo deputado).

O parlamentar brasileiro ainda levanta acusações contra a Igreja católicacriticando sua postura frente aos preservativos, acusando-a de fazer silêncio ante o casos de abusos sexuais por parte de alguns clérigos e de acumular dinheiro.

“É lamentável a postura do deputado Jean Wyllys em semear o ódio ao chamar o líder máximo da Igreja Católica e chefe de estado, Bento XVI, de hipócrita. Ainda mais por meio de uma rede social”, disse a ACI Digital Vanderlúcio Souza.

“Vale dizer que o povo brasileiro, majoritariamente religioso, é uma nação ordeira e que convive harmoniosamente com todos os segmentos e grupos da sociedade. Atitudes como esta do parlamentar apenas incita ao preconceito e à intolerância”, destacou o blogger.

Por outra parte, a Dra. Renata Gusson, conhecida no meio católico e pró-vidapor um vídeo no Youtube no qual ela afirmou a membros da subcomissão permanente da defesa da mulher em Brasília que abortistas não representam as brasileiras, também se manifestou enviando uma carta ao deputado Jean Wyllys.

Na sua missiva a Dra. Gusson escreve ao deputado e ativista homossexual brasileiro:

“O senhor, em uma clara mensagem que incita o ódio e a humilhação ao Papa, afirma diversas acusações contra a Igreja Católica. Duas coisas me chamaram a atenção: primeiro, o senhor, como uma pessoa pública e representante do povo brasileiro que o elegeu (este povo, que em último censo realizado pelo IBGE mostrou-se majoritariamente religioso), teve uma postura desrespeitosa e impertinente”.

“Gostaria de lembrá-lo que o Papa é um chefe de Estado. Aos chefes de Estado deve-se o respeito e a consideração, por mais que discordemos de suas posturas éticas, filosóficas ou religiosas. O senhor, neste ponto, considerou-se acima do respeito devido a um chefe de Estado”.

“Em segundo lugar, eu quero pedir-lhe que me envie as fontes "primárias" que comprovem TODAS as acusações que o senhor levantou contra a Igreja Católica”.

“O senhor em seus comentários deveria, por força de justiça, junto com suas acusações à Igreja, dizer quais foram os bens legados e ainda hoje mantidos pela MAIOR INSTITUIÇÃO DE CARIDADE EXISTENTE NA FACE DA TERRA. Se não o fez, prova que a intenção não era a de simplesmente discordar da visão do Santo Padre e da Igreja Católica”, afirmou Renata Gusson, católica, mãe defamília e membro do movimento pró-vida em São Paulo.

“Concluo esta mensagem pedindo-lhe que venha a público desculpar-se pelo viés causado por suas mensagens e também pedir-lhe que, em uma próxima vez, lembre-se que com a fé das pessoas não se brinca; se respeita, por mais que dela discordemos”, finalizou a Dra. Gusson.

Para manifestar-se contra as declarações do deputado Jean Wyllys sobre o Santo Padre os usuários podem ligar para o gabinete do parlamentar em Brasília: 
Tel: (61) 3215-5646

Justiça define que o nome Deus não seja retirado das cédulas

 

Temos visto circular na mídia a notícia de que um Procurador Federal quis retirar das cédulas de Real a frase: “Deus seja louvado” e entrou na justiça. Mas, felizmente, recentemente tivemos a notícia que a Justiça não aceitou e manteve a decisão de que a frase permaneça nas cédulas.
Veja a explicação do Prof. Felipe Aquino em relação a essa polêmica:

Alemanha: Vida do Papa Bento XVI chegará ao cinema



BERLIM, 11 Dez. 12 / 02:51 pm (ACI/EWTN Noticias).- A Odeon Film anunciou em Munich (Alemanha), que em 2014 iniciará a filmagem de um filme sobre avida e a obra de Joseph Ratzinger, o Papa Bento XVI, e que terá como base a biografia escrita pelo jornalista Peter Seewald que será publicada esse ano.
Conforme se informou, Odeon Film assinou um acordo com o H&V Entertainment e com Peter Weckert para a realização do filme.
Seewald publicou vários livros de entrevistas com o então Cardeal Joseph Ratzinger, como "Sal da terra" e "Deus e o mundo". Posteriormente publicou em 2012, "Luz do mundo", livro traduzido a mais de 30 idiomas.
Segundo Odeon Film e H&V Entertainment, Peter Seewald será membro da equipe de produção como consultor do roteiro e da escritura. O filme partirá de 1927, ano do nascimento de Joseph Ratzinger, até seus primeiros anos como Papa.

Bento XVI: Maria é bem-aventurada por sua fé firme em Deus




VATICANO, 08 Dez. 12 / 12:15 pm (ACI/EWTN Noticias).- Em suas palavras prévias à oração do Ângelus diante dos milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro, por ocasião da Solenidade da Imaculada Conceição, o Papa Bento XVI afirmou que a Virgem é “bem-aventurada” porque “acreditou, porque teve uma fé firme em Deus”.

O Papa: Relativismo e violência são produto do esquecimento de Deus




VATICANO, 07 Dez. 12 / 02:23 pm (ACI/EWTN Noticias).- Em audiência com os membros da Comissão Teológica Internacional, o Papa Bento XVI explicou que o esquecimento de Deus na sociedade atual leva a uma forma de relativismo que, indevidamente, gera violência. Esta, ao contrário do que afirmam alguns, não deve ser atribuida às religiões monoteístas. 

Sociedade atual é mais pecadora que anteriores, afirma exorcista




MADRI, 07 Dez. 12 / 10:47 am (ACI/EWTN Noticias).- O Pe. Antonio Fortea, exorcista espanhol e autor de livros como a Summa Daemoniaca, advertiu que estamos vivendo “o crepúsculo da sociedade cristã” e o raiar de uma mais maligna e mais afastada de Deus, pois os homens de hoje são mais pecadores que no passado.

Famosa blogueira ex-ateia se batizou e já é católica




WASHINGTON DC, 26 Nov. 12 / 10:03 am (ACI/EWTN Noticias).- Leah Libresco, conhecida jovem blogueira ateia norte-americana que em junho deste ano anunciou que acreditava em Deus e que queria ingressar na Igreja Católica, batizou-se no dia 18 de novembro.
Libresco era conhecida pelos seus escritos sobre ética e religião desde uma perspectiva ateia em seu blog "Unequally Yoked" (Jugo Desigual). Entretanto, depois de descobrir "algumas lacunas importantes na defesa das minhas próprias posições" descobriu que "há uma religião que parece a forma mais prometedora para alcançar essa verdade vivente", que desejava.
Em 18 de novembro, em um post publicado em seu blog anunciou que "hoje fui recebida na Igreja Católica e recebi os sacramentos do Batismo, da Crisma e a Santa Comunhão".
Leah também o anunciou na rede social Twitter, onde escreveu que "minha longa viagem chega a um início… recebida na Igreja Católica hoje. Aleluia!".
A escritora de 22 anos indicou no seu blog que escolheu a Santo Agostinho como seu santo padroeiro de Crisma, pois "queria um santo de crisma com o que possa me sentir mais diretamente surpreendida e desafiada".
A jovem relatou em seu blog que após a sua conversão, o primeiro livro que leu foi Confissões de Santo Agostinho.
"O que mais me impactou foi o romance de Agostinho com a Verdade. Ele procurou a sua amada através de um caminho longo e tortuoso, mas seu amor e fidelidade foram suficientemente poderosos para dar-lhe a força de afastar-se das filosofias incompletas", assinalou.
Leah também disse que gosta de "ter um santo padroeiro que caiu no maniqueísmo", pois "quem melhor para defender-me contra meus impulsos intelectuais a custa dos físicos que um homem que sentia meu mesmo desejo e virou as costas a eles por um amor maior?".
"Santo Agostinho de Hipona, rogai por mim", concluiu.
Os escritos de Leah Libresco podem ser lidos no seu blog em inglês:

Bento XVI: Devemos prolongar a obra salvífica de Deus

Vaticano, 25 Nov. 12 / 11:44 am (ACI/EWTN Noticias).- Ao presidir a oração do ângelus na Solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo neste domingo, 25, na Praça de São Pedro, o Papa Bento XVI recordou que todos estamos chamados de uma maneira ou outra, a prolongar a obra salvífica de Deus, colocando-nos ao serviço do Senhor com generosidade.


“todos nós somos chamados a prolongar a obra salvífica de Deus convertendo-nos ao Evangelho, colocando-nos firmemente na esteira daquele Rei que não veio para ser servido, mas para servir e para dar testemunho da verdade”, exclamou o Santo Padre.

Papa pede que clérigos que visitem ou trabalhem no Vaticano usem as vestimentas próprias do seu estado



Vaticano, 21 Nov. 12 / 09:32 am (ACI/EWTN Noticias).- O Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de Estado do Vaticano, por pedido do Papa Bento XVI, ordenou aos bispos, sacerdotes e religiosos na Cúria Romana vestir-se adequadamente com o hábito talar ou "clergyman" próprios do seu estado de acordo à disciplina da Igreja.
Através de uma circular assinada pelo Cardeal Bertone com data de 15 de outubro de 2012, dirigida aos chefes dos dicastérios, tribunais e escritórios da Santa Sé e do vicariato de Roma, a partir de agora para monsenhores e sacerdotes, será obrigatório vestir-se com o hábito talar ou "clergyman". Deste modo e sob as mesmas disposições, os religiosos também deverão vestir o hábito específico.

Bento XVI expõe três vias para que o coração humano chegue ao conhecimento de Deus

Vaticano, 14 Nov. 12 / 11:33 am (ACI).- Em sua alocução depois da oração do ângelus desta quarta-feira, 14 de novembro, Bento XVI enfatizou que mesmo em um mundo secularizado como o atual ainda há vias que podem ajudar o homem a elevar-se ao conhecimento de Deus. O Papa destacou três destas vias: a criação, o próprio homem e a vida de fé.

O Papa: Pobreza espiritual de muitos é um desafio para todos os cristãos


Vaticano, 15 Nov. 12 / 01:58 pm (ACI/EWTN Noticias).- O Papa Bento XVIexplicou na manhã desta quinta-feira, 15, que a pobreza espiritual de muitos, que já não consideram a falta de Deus como uma carência, constitui um desafio para todos os cristãos.

Assim o indicou o Santo Padre em seu discurso aos membros e consultores do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos com motivo de sua assembléia plenária dedicada ao tema "A importância do ecumenismo na nova evangelização".

Bento XVI: Jesus nos recorda que tudo passa mas a palavra de Deus não muda




Vaticano, 18 Nov. 12 / 01:45 pm (ACI/EWTN Noticias).- Em suas palavras prévias à oraçãp do Angelus, diante de milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro, o Papa Bento XVI recordou que  “tudo passa mas a Palavra de Deus não muda e perante essa cada um de nós é responsável pelo seu próprio comportamento”.


O Santo Padre destacou o caráter “escatológico” do Evangelho deste domingo, no qual Jesus se refere aos últimos tempos, e destacou que “Jesus não descreve o fim do mundo, e quando usa imagens apocalípticas, não se comporta como um ‘vidente’”.

Missionária denuncia venda de meninas na Amazônia brasileira





BRASILIA, 14 Nov. 12 / 10:34 am (ACI).- A missionária italiana, Irmã Justina Zanato, denunciou na localidade de São Gabriel da Cachoeira, na amazônia brasileira perto da Colômbia, meninas indígenas são maltratadas e às vezes até vendidas por dez euros.

As meninas pertencem às etnias tariana, uanana, tucano e barè, e vivem na extrema periferia de São Gabriel da Cachoeira, onde 90% da população é indígena.

Governo da França apresenta projeto de lei de "matrimônio" gay


PARIS, 08 Nov. 12 / 03:01 pm (ACI/EWTN Noticias).- O Conselho de Ministros francês aprovou o projeto de lei que busca legalizar o matrimônio entre pessoas do mesmo sexo no país, cumprindo assim com uma das promessas de campanha do presidente, o socialista François Hollande.

EUA: Mesmo com o avanço do “matrimônio” gay, católicos seguirão defendendo a família



WASHINGTON DC, 09 Nov. 12 / 10:17 am (ACI/EWTN Noticias).- Apesar das derrotas nas consultas populares de 6 de novembro, que permitiram a aprovação do “matrimônio” gay em alguns estados nos EUA, os defensores dafamília asseguram que permanecerão dedicados a promover e proteger a instituição mais fundamental da sociedade, a união entre um homem e uma mulher.

Mil cairão a teu lado, e dez mil a tua direita, mas tu não serás atingido"



 | Categoria: Notícias



Nova York, terça-feira, 30 de outubro de 2012. “Cadent a latere tuo mille et decem milia a dextris tuis ad te autem non adpropinquabit” (Liber Psalmorum, 90, 7) – Mil cairão a teu lado, e dez mil a tua direita, mas tu não serás atingido.
Após incêndio — conseqüência do furacão Sandy – nas redondezas do bairro de Breezy Point, reduto de católicos de origem irlandesa na região do Queens, apenas a Senhora permanece. Ó Virgem Soberana, guardai os vossos filhos.

Angelus - 04/11/2012

Rádio Vaticano em italiano
(Tradução: Jéssica Marçal-equipe CN Notícias)


Angelus
Praça São Pedro

Domingo, 4 de novembro de 2012

Queridos irmãos e irmãs! O Evangelho deste domingo (Mc 12,28-34) coloca diante de nós outra vez o ensinamento de Jesus sobre o maior mandamento: o mandamento do amor, que é duplo: amar a Deus e amar o próximo. Os Santos, que recentemente celebramos todos juntos em uma única festa solene, são propriamente aqueles que, confiando na Graça de Deus, procuram viver segundo esta lei fundamental. 

Proteste: Blasfêmia contra Nossa Senhora na National Gallery de Londres



Autor: Edson Carlos de Oliveira  

Você talvez já tenha recebido um cartão de Natal ou um santinho com a bela imagem acima.

Trata-se da Anunciação do anjo São Gabriel a Nossa Senhora, um dos quadros mais famosos do Beato Angélico.

O quadro representa uma cena central na história da Redencao, porque ”o Verbo de Deus se fez carne e habitou entre nós” no mesmo instante em que Maria respondeu à saudação do Anjo dizendo: “eis a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra”. 

O talento e a santidade de Fra Angelico souberam reproduzir na tela toda a sacralidade da cena, de molde a despertar nos milhões de fiéis que a tem visto e a guardam na memória a devida veneração por este mistério central da Fé católica. 

Imagine que um tarado obcecado por pornografia deturpasse a cena e, preservando o fundo de quadro para trazer de volta à imaginação a pintura original, substituísse Nossa Senhora por uma mulher descabelada e totalmente despida. E o Anjo por outra mulher com asas, também inteiramente nua.

Você não consideraria essa adulteração blasfema do quadro como uma imensa agressão psicológica à sua Fé católica e à sua devoção Nosso Senhor Jesus Cristo e a Nossa Senhora?

Pesquisa do DataSenado: 82% da população brasileira se opõe à legalização do aborto



BRASILIA, 01 Nov. 12 / 04:59 pm (ACI).- Repetindo o resultado de sondagens anteriores, uma pesquisa da Agência Senado revelou no último 23 de Outubro que os brasileiros em sua imensa maioria (82%) se opõe à realização doaborto quando a mulher não deseja levar adiante a gravidez. A pesquisa foi feita à luz da reforma do Código Penal, atualmente em debate em Brasilia, e que poderia ampliar as cláusulas em que o crime do aborto não é penalizado no país.

VÍDEO: Gabriel, o menino brasileiro sem pés que jogou futebol com o Barcelona F.C. derruba mito do aborto eugênico


BARCELONA, 26 Out. 12 / 10:48 am (ACI).- Gabriel Muniz tem onze anos. Ele nasceu sem os pés devido a uma má formação congênita mas é um excepcional jogador de futebol e esta semana comoveu a sociedade espanhola por ter alcançado o sonho de treinar com o FC Barcelona e jogar bola com Dani Alves e Lionel Messi. Para os líderes pró-vida espanhóis, sua história desafia a lei que permite o aborto eugênico no país.

Divorciados que voltaram a casar-se podem participar da Eucaristia de maneira espiritual, assinala cardeal da Cúria Romana






ROMA, 29 Out. 12 / 03:27 pm (ACI).- O Prefeito para a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, Cardeal Antonio Cañizares Llovera, considerou que a Eucaristia é o pilar fundamental da Nova Evangelização, e recordou que os divorciados em nova união, podem participar Dela de maneira espiritual.

O Cardeal Cañizares explicou ao grupo ACI que a Eucaristia é imprescindível porque “quando se vive em sua realidade de mistério, suscita o envio, o comunicar que se participou da Eucaristia no mundo”.

Entenda o significado da logomarca do Ano da Fé


Kelen Galvan

Da Redação, com Arquidiocese de Palmas


O Ano da Fé é um tempo próprio para redescobrir, aprofundar e viver a fé católica. Esse período foi aberto oficialmente pelo Papa Bento XVI no dia 11 deste mês com uma Santa Missa realizada no Vaticano.

Até o dia 24 de novembro de 2013, quando será encerrado o Ano da Fé, o Santo Padre propõe várias atitudes para os católicos crescerem nessa virtude, entre elas, estudar o Catecismo da Igreja Católica (CIC), melhorar o testemunho cristão e crescer em obras de caridade.

Uma logomarca vai acompanhar toda a trajetória do Ano da Fé, carregada de um significado próprio. Entenda cada parte deste logo:



No campo quadrado e com borda, encontra-se simbolicamente representada a nau, imagem da Igreja, que navega sobre águas sutilmente esboçadas.

O mastro principal é uma cruz que iça as velas. Estas por sua vez, realizam o Trigama de Cristo (IHS). E, ao fundo das velas, aparece o sol que associado ao Trigama remete à Eucaristia. 

Os santos encarnam as bem-aventuranças, que são o fiel espelho de Cristo


"O maior segredo da nova evangelização é a resposta ao chamamento à santidade de cada cristão"


Apresentamos o pronunciamento do cardeal Angelo Amato, SDB, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, durante a décima segunda congregação geral do Sínodo dos Bispos, em 15 de outubro de 2012.
Os Lineamenta nos oferecem em torno de quarenta referências tanto à santidade entendida como conversão a Cristo e acolhimento pleno da sua graça, quanto aos santos como protagonistas indispensáveis da nova evangelização: "O maior segredo da nova evangelização é a resposta ao chamamento à santidade de cada cristão" (nº 158).