VATICANO, 19 Jun. 13 / 03:02 pm (ACI/EWTN Noticias).- O Papa Francisco, através de um decreto da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dosSacramentos, decidiu realizar uma pequena modificação nas orações da Missapara alentar a devoção a São José.
Concretamente, com esta modificação, o Santo Custódio será mencionado nas Orações Eucarísticas II, III e IV da terceira edição típica do Missal Romano, colocando-se depois do nome da Virgem Maria.
O decreto "Paternas Vices", assinado pelo Prefeito desta Congregação, Cardeal Antonio Cañizares e pelo Arcebispo secretário Arthur Roche, datado em 1º de maio de 2013, memória de São José Operário, manifesta assim a decisão de Bento XVI de acolher as numerosas petições recebidas desde muitos lugares, uma decisão confirmada por seu sucessor, o Papa Francisco.
"Na Igreja Católica -diz o decreto- os fiéis manifestaram sempre uma devoção ininterrupta a São José honrando solenemente a memória do castíssimo esposo da Mãe de Deus como Patrono celeste de toda a Igreja, de tal modo que o Beato João XXIII durante o Sacrossanto Concílio Ecumênico Vaticano II decretou que se acrescentasse seu nome no antiquíssimo Cânone Romano".
O texto assinala logo que "o Sumo Pontífice Bento XVI acolheu com benevolência e aprovou os devotos desejos que chegaram por escrito procedentes de diversos lugares, e que agora confirmou o Sumo Pontífice Francisco, confirmando a plenitude da comunhão dos Santos que, tendo sido peregrinos conosco neste mundo, nos conduzem a Cristo e nos unem a Ele".
"A respeito dos textos em língua latina, se utilizarão as fórmulas que a partir de agora se declaram típicas. A mesma Congregação se ocupará das traduções nas línguas ocidentais de maior difusão; as que se redijam em outras línguas têm que ser elaboradas, segundo as normas do direito, pelas respectivas Conferências episcopais e confirmadas pela Sé Apostólica através deste dicastério".
Nenhum comentário:
Postar um comentário