MENU

Papa Francisco pede que bilhetes para cerimônia da Quinta-feira Santa sejam distribuídos aos pobres


2013-03-21 Rádio Vaticana
Cidade do Vaticano (RV) – Que sejam os pobres as figuras centrais da Missa ‘in coena Domini’, que Papa Francisco celebrará na Quinta-feira Santa, 28 de março.
Foi o próprio Papa Francisco que pediu à Cáritas da Diocese de Roma para distribuir os bilhetes de ingresso entre as pessoas pobres, assistidas pela Diocese.
A Prefeitura da Casa Pontifícia já havia distribuído nos dias passados cerca de 1.300 bilhetes em resposta aos pedidos feitos. Bilhetes que não serão retirados, além de outros 3 mil, permanecem à disposição da Cáritas diocesana e serão distribuídos entre as pessoas pobres, num trabalho em colaboração com a Comunidade de Santo Egídio e com outras organizações de voluntários.
(JE)

Livro com reflexões de Papa Francisco, amanhã nas bancas


Cidade do Vaticano (RV) - ''A humildade é o que garante a presença de Deus: quando alguém é auto-suficiente, quando tem todas as respostas para todas as perguntas, esta é uma prova que Deus não está com ele. A Auto-suficiência você percebe em todos os falsos profetas, nos líderes religiosos no erro, que utilizam a religião para o próprio ego”. Esta é uma das reflexões do Papa Francisco contidas numa publicação que estará nas bancas a partir de amanhã, quinta-feira.
Nas páginas que antecipam a publicação do livro “O Céu e a Terra” (192 páginas) - escrito pelo Papa Bergoglio junto com o rabino Abraham Skorka e que será lançado em 29 de março próximo -, o Papa fala de política, religião e poder e antecipa as linhas mestras do novo pontificado: relações com o poder político, diálogo com as outras religiões e com os não-crentes, organização da Cúria, além de outros temas polêmicos, como eutanásia, aborto, uniões de homossexuais . (JE)

Por que os padres não se casam?

A questao do celibato sempre na igreja gerou duvidas e contovérsias, Porfessor Felipe explica:

novo Papa rezou seu primeiro Angelus na Praça São Pedro e destacou a Misericórdia de Deus

 
487871_381558041952249_1904150762_n
Papa Francisco na janela do apartamento papal (Foto: Rádio Vaticano)

Mirticeli Medeiros
Enviada especial a Roma
O colorido das bandeiras na Praça de São Pedro fez toda a diferença, neste domingo, 17, durante o primeiro Angelus dominical de Papa Francisco. Literalmente, um mar de gente formado por pessoas de várias nacionalidades, tomou conta da Praça de São Pedro e dos arredores da Basílica. Em seu primeiro discurso antes da oração mariana, o Pontífice fez um verdadeiro tratado sobre a Divina Misericórdia de Deus.

Em encontro com jornalistas, Papa conta como escolheu o nome ‘Francisco’

Ao dizer ao Papa “Não se esqueça dos pobres”, Dom Cláudio Hummes acabou inspirando o nome ‘Francisco’
Jéssica Marçal
Da Redação
Dando continuidade aos seus primeiros compromissos como Sucessor de Pedro, o Papa Francisco participou na manhã deste sábado, 16, de um encontro com os jornalistas que fizeram a cobertura do Conclave. O encontro aconteceu na Sala Paulo VI, no Vaticano.

O Papa: Como o bom vinho que melhora com os anos, os idosos devemos doar aos jovens a sabedoria da vida


VATICANO, 15 Mar. 13 / 04:44 pm (ACI/EWTN Noticias).- Em suas palavras durante o encontro desta manhã com os cardeais eleitores e não eleitores, o Papa Francisco alentou aos cardeais a dar aos jovens a sabedoria da vida que têm os idosos, que melhoram como o bom vinho com o passar dos anos.

Papa Francisco celebra a primeira Missa de seu pontificado

Papa Francisco_primeira missa

O então eleito, Papa Francisco, celebrou sua primeira Missa privada como Pontífice na tarde desta quinta-feira, 14, na Capela Sistina, em Roma.

Primeiras palavras do Papa Francisco: Rezem a Deus por mim


VATICANO, 14 Mar. 13 / 12:02 am (ACI).- Em suas primeiras palavras ao mundo, o Papa Francisco, pediu aos fiéis católicos de Roma e com eles aos de todo o mundo, que rezem a Deus por ele agora que inicia seu ministério petrino.
Ante uma Praça de São Pedro lotada, o Santo Padre disse: "Irmãos e irmãs, boa noite. Vocês sabem que o dever do Conclave é dar um bispo a Roma. Parece que meus irmãos cardeais foram buscá-lo no fim do mundo".
O Pontífice pediu logo a todos "fazer uma oração pelo nosso bispo emérito,Bento XVI. Rezemos todos juntos por ele para que o Senhor o abençoe e Nossa Senhora o guarde".
"Começamos este caminho, bispo e povo, esse caminho da Igreja de Roma, que é aquela que preside na caridade com todas as Igrejas. Um caminho de fraternidade, de amor e de confiança entre nós. Rezemos sempre por nós, uns pelos outros. Rezemos por todo o mundo, para que seja uma grande fraternidade".
O Papa assinalou logo que "desejo que este caminho de Igreja que hoje começamos – me ajudará o meu cardeal vigário aqui presente – seja frutuoso para a evangelização dessa sempre bela cidade".
"Gostaria de dar-lhes a benção, mas antes peço um favor. Antes que o bispo abençoe o povo, eu peço para que Deus abençoe o seu Bispo. Façamos em silêncio esta oração de vocês por mim", assegurou.

Do ônibus ao Papamóvel: O que não conhecemos do novo Papa Francisco


VATICANO, 14 Mar. 13 / 08:00 am (ACI).- Jorge Mario Bergoglio, a partir de agora o Papa Francisco, é um homem simples, austero, de perfil baixo, mas de pregação enérgica, valente defensor da vida desde a concepção até a morte natural, amante da música, da literatura e como bom argentino, do futebol.
O Papa Francisco é o primeiro Papa da América, o primeiro de fala espanhola, o primeiro jesuíta em ser Pontífice e o primeiro em escolher o nome do santo de Assis e do grande evangelizador da Companhia de Jesus, São Francisco Xavier.
Nasceu em Buenos Aires, capital da Argentina, em 17 de dezembro de 1936. Assume o Pontificado com 76 anos de idade. É um dos cinco filhos de Mario Bergoglio, um ex-empregado ferroviário, e Regina Sívori, dona de casa.

Habemus Papam! Sua Santidade Papa Francisco


Habemus Papam!
Queridos irmãos e amigos,
É com grande fé que acolhemos o novo Romano Pontífice, o Santo Padre o Papa Francisco.

Embora ainda o conheçamos pouco, desde já exercitamos a fé e nele reconhecemos Pedro. Que ele receba a graça de realizar a missão que o Senhor lhe confiou de confirmar a nossa fé, na fé dos Apóstolos.
Por isto, rezemos.
Jesus, Nosso Senhor, cobri com a proteção do vosso divino Coração o nosso Santíssimo Padre Papa Francisco e sede sua luz, sua força e seu consolo.
V. Oremos pelo nosso Sumo Pontífice Francisco.
R. O Senhor o conserve, vivifique e beatifique na terra, e não o entregue nas mãos de seus inimigos. Amém.

Padre Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai.

As três lições de Deus para este Conclave


 
Cardeais durante a missa Pro Eligendo Summo Pontifice

A Basílica de São Pedro deu espaço mais uma vez à procissão vermelha dos príncipes da Igreja. A cor recorda o sangue dos mártires, sobretudo de Pedro, de quem se escolherá o sucessor, neste momento grave para história dos cristãos. A fumaça branca, que anuncia a escolha do novo papa, pode sair a qualquer momento. A hora, no entanto, ainda é um mistério. E é assim que deve ser, como tudo aquilo que pertence aos desígnios de Deus. Apesar das quedas de seus membros e dos muitos escândalos que são repetidos a todo instante, é Cristo, o Supremo Pastor, quem governa a sua Igreja, e não a vontade daqueles que a compõem.

Funcionários do Vaticano jurarão “segredo absoluto” sobre o Conclave

VATICANO, 10 Mar. 13 / 02:39 pm (ACI/EWTN Noticias).- Nesta segunda-feira 11 de março, às 17:30h (hora de Roma), os funcionários e empregados da Santa Sé que por diversos motivos estarão relacionados ao Conclave, jurarão guardar “segredo absoluto”, perante o Cardeal Camerlengo Tarcisio Bertone e, como testemunhas, dois Protonotários Apostólicos

Horários das votações do Conclave anunciados pelo Vaticano

VATICANO, 10 Mar. 13 / 02:32 pm (ACI/EWTN Noticias).- O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, anunciou neste sábado, 09 de março, os horários de votação decididos pelos Cardeais para o Conclave que começará na terça-feira 12 de março. A decisão foi tomada na nona Congregação Geral dos purpurados em Roma.

Data do conclave será anunciada hoje


VATICANO, 08 Mar. 13 / 11:38 am (ACI/EWTN Noticias).- O dia do início do Conclave para escolher o novo Papa será anunciado nesta sexta-feira 8 de março às 7:00 p.m. (hora local), conforme assinalou em conferência de imprensa o Diretor da Sala Stampa da Santa Sé, o Padre Federico Lombardi.

O sacerdote jesuíta indicou que "o resultado da votação sobre quando começará o Conclave será anunciado logo depois da congregação geral dos cardeais desta tarde, às 19h".
Essa hora corresponde às 15h no horário de Brasília.

O presbítero precisou também que o Conclave não começará nem amanhã (sábado) nem no domingo, mas “em algum momento da próxima semana".

Pe. Lombardi explicou que hoje pela manhã haverá congregação geral mas não à tarde. No domingo a maioria dos cardeais celebrará Missa em suas igrejas titulares de Roma.

A sessão de ontem à tarde teve 151 cardeais participantes e os dois últimos cardeais a chegar a Roma, o vietnamita Pham Minh Man e o polonês Kazimierz Nyczy já fizeram seus juramentos.

Entre os temas de discussão esta manhã, os purpurados trataram o tema do diálogo inter-religioso, a bioética, a justiça no mundo, a proclamação positiva do amor e da justiça e a colegialidade entre os bispos.

Faltam somente dois cardeais eleitores para o Conclave

VATICANO, 06 Mar. 13 / 02:13 pm (ACI/EWTN Noticias).- O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, informou que logo depois da quarta congregação geral dos cardeais realizada nesta manhã, faltam somente dois cardeais eleitores para o Conclave.
Os cardeais presentes nesta manhã eram 153 em total, dos quais 113 são eleitores. Os dois cardeais que faltam são Jean-Baptiste Pham Minh Minh (Vietnã) e Kazimierz Nycz (Polônia).
Se tudo acontecer como está previsto, disse o porta-voz do Vaticano, o Cardeal polonês deve chegar hoje à tarde a Roma e o Cardeal vietnamita deve chegar amanhã quinta-feira à Cidade Eterna.

Quem é Deus? Padre explica o significado de Deus na vida do homem

''O mais importante não é sabermos logicamente se Deus existe ou não. O mais importante é nós sabermos o que significa ter um Deus'', diz pe. Paulo
Neste Ano da Fé, instituído pelo Papa Emérito Bento XVI, a grande proposta é redescobrir a fé em Deus, sabendo dar razões para a crença que se professa. Mas quem é Deus, como o ser humano pode ter certeza de sua existência?

Para quem ainda não tem uma fé madura, às vezes torna-se complicado entender a existência de Deus, uma vez que, materialmente falando, não se pode vê-Lo e nem tocá-Lo. Mas para além dessas questões, o padre e teólogo Paulo Ricardo de Azevedo Júnior, da arquidiocese de Cuiabá, enfatiza que o mais importante é entender o que significa ter um Deus, muito mais do que compreender logicamente a Sua existência.

Bispo espanhol exorta à conversão porque "nosso tempo se acaba"

MADRI, 04 Mar. 13 / 07:30 am (ACI/EWTN Noticias).- O Bispo de Córdoba (Espanha), Dom Demetrio Fernández, exortou os fiéis a aproveitar a Quaresma para a conversão pessoal, porque embora a paciência de Deus seja infinita, o tempo se acaba.
"A conversão é possível em nossa vida graças à paciência de Deus conosco", explicou o Prelado em sua última carta enviada ao grupo ACI.

Eucaristia dá vida à Igreja e é mais importante que escolher o Papa, diz Arcebispo de Nova Iorque

ROMA, 04 Mar. 13 / 02:29 pm (ACI/EWTN Noticias).- Ao presidir uma Missa nas Catacumbas da Basílica de São Pedro, o Arcebispo de Nova Iorque (Estados Unidos), Cardeal Timothy Dolan, afirmou que a Eucaristia "é o que faz a Igreja viver e é mais importante que escolher o Papa".
Ante os jornalistas dos Estados Unidos que estão no Vaticano para cobrir os detalhes da Sé Vacante e do próximo Conclave, o Arcebispo de Nova Iorque assegurou que a Eucaristia "é muito mais importante para as vidas de centenas de milhões de católicos que assistiram à Missa dominical desta manhã".

Deputado homossexual Jean Wyllys insulta parlamentar cristão nomeado presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara

Insultos do Deputado Jean Wyllys em sua conta de twitter ao Deputado pastor Marco Feliciano
BRASILIA, 04 Mar. 13 / 12:21 pm (ACI).- Na última quarta-feira, 27 de fevereiro, a Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados passou a ser liderada pelo deputado Marco Feliciano-PSC (Partido Social Cristão), pastor protestant e conhecido por lutar pela defesa da vida e da família no Congresso. Por sua parte, o deputado homossexual Jean Wyllys (protagonista de recentes ofensas ao Papa emérito Bento XVI em sua conta de twitter) publicou um artigo em seu site afirmado que Feliciano era o “pastor e deputado do ódio e da mentira” e que o discurso dele era “fundamentalista e fascista”.

Em um recente artigo enviado a ACI Digital, o sacerdote católico Pe. Pedro Stepien, ativo defensor da vida e da família em Brasília, afirma a atitude de Wyllys não é de causar surpresa: “Não é a primeira nem será a última vez que a troca de partidos na liderança das comissões acontece. Porém, o deputado Jean Wyllys - que deseja ser conhecido por defender “o direito das minorias” e ser contra a “intolerância” - reagiu de forma anormalmente agressiva contra um fato tão corriqueiro. Por quê? Porque o pastor Marco Feliciano é um cristão praticante”.

“Se você, leitor, não aceitar a conduta homossexual como sendo a coisa mais normal e saudável do mundo, você é um “homofóbico” (ou pelo menos assim querem nos rotular), mas, não há problema nenhum se você vociferar contra uma pessoa somente pelo fato dela ser cristã convicta. Pelo menos, é desta forma distorcida que pensa nosso deputado Jean Wyllys”, denunciou o sacerdote pró-vida.

Vale recordar que em dezembro de 2012 o deputado também insultou o Papa emérito Bento XVI com os rótulos semelhantes. “Essa atitude deixa às claras uma verdade evidente e perigosa: para a militância gay o cristianismo deve ser perseguido, xingado, vilipendiado. Se existe algo que contrarie a agenda gay, deve ser odiado”, afirma o sacerdote.

Ora, mas e o respeito e a “tolerância” pela diversidade, onde estão? Onde está o direito à liberdade de pensamento e expressão? Será que tais direitos só devem ser aplicados a algumas “castas”?

“Percebo cada vez mais claramente, que tanto católicos como protestantes precisam unir-se para enfrentar os verdadeiros inimigos da civilização cristã. Apóio a nomeação do pastor Marco Feliciano porque ele é um cristão convicto e que luta admiravelmente contra a militância gay e abortista no Planalto”.

O Pe. Stepien conclui sua denúncia dando apoio ao Deputado Marco Feliciano: “este sacerdote católico, como cidadão e fiel cristão, lhe deseja fortaleza e sabedoria para que possa atuar como um político consciente de que o genuíno bem comum jamais pode ser conseguido dando-se as costas para a Verdade à qual se refere o Evangelho”.